Anestesia em Animais

 

 
A anestesiologia é o estudo das anestesias, denominação genérica para drogas, capazes de suprimir temporariamente, a dor durante um processo cirúrgico, exames diagnósticos ou procedimentos ambulatoriais.
 
Nos procedimentos com pequenos animais, podemos destacar:
 
- Anestesia Geral: o animal dorme durante todo o procedimento, e o efeito ocorre em todo o organismo,  podendo ser a Inalatória ou Intravenosa Total (na quais fármacos injetáveis são utilizados, de forma controlada);
 
- Anestesia Locorregional: somente uma parte do corpo é anestesiada, como: local, troncular, bloqueio de plexos nervosos e bloqueios espinhais (peridural e raquianestesia), e o animal pode ficar acordado ou sedado. 
 
O objetivo final da anestesia, é de deixar o animal da forma mais confortável e segura possível, induzido-o, a um estado de sono e insensibilidade a dor. Independentemente do tipo de anestésico escolhido, sempre existirá riscos e reações a esta aplicação, sendo que o preparo do profissional nestas ocasiões pode fazer a diferença.
 
Em animais de pequeno porte, é mais utilizada a anestesia geral, levando-se em consideração, o pequeno tamanho do paciente, a sua adequação para a anestesia geral e melhor manuseio. 
 
 
voltar
 

Anestesias em animais em Piracicaba